Perfil

O Instituto Lenon Joel pela Paz foi fundado em novembro do ano 2006 após a forte mobilização da comunidade leopoldense em protesto pelo assassinato do estudante e esportista Lenon Joel Backes, com 16 anos, ocorrida no dia 18 de setembro de 2006 durante um assalto em sua residência. A comunidade, cansada dos sequentes atos violentos no bairro, mobilizou-se e em caminhada de protesto reuniu mais de duas mil pessoas no dia 26 de setembro do mesmo ano, pedindo o fim da violência. Em assembleia realizada no dia 8 de novembro de 2006 ocorreu à fundação da ONG Instituto Lenon Joel Pela Paz – Esporte, Cultura e Lazer.

Assim, a 12 anos o Instituto  Lenon Joel pela Paz através de oficinas voltadas ao esporte, cultura e lazer proporciona à comunidade, principalmente dos bairros Vicentina e São Miguel, um espaço de promoção e discussão da cultura de paz . Colabora para a diminuição da violência formando crianças e adolescentes cientes de seus direitos e deveres como cidadãos, promotores de paz e protagonistas de suas histórias.

Ao longo dos anos desenvolvemos diversos projetos com apoio do Criança Esperança, Petrobrás, FIFA e entre outros.  Atualmente contamos com a parcerias da prefeitura de São Leopoldo para execução do Serviço Convivência e Fortalecimento Vínculo e Governo Estadual para execução de outros projetos pontuais.

Acreditamos em nosso trabalho e os resultados que vem sendo conquistando para a vida de cada criança e adolescente que já passaram pelo instituto nestes 12 anos, assim como consequência transformação social da realidade da comunidade em que estamos inseridos. O desafio é grande, porém, o nosso desejo de fazer a mudança é maior! E com isso no ano de 2016 conquistamos o reconhecimento sobre nosso processo de gestão do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) com a medalha de bronze.

Já no ano de 2018 conquistamos o lugar entre as 100 melhores ongs para se doar no Brasil.

O Instituto possui como:

Visão: Ser referência em ações que promovam a paz e a transformação social.

Missão: Apoiar e desenvolver ações para a defesa, a elevação e a manutenção da cidadania e qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através de atividades educativas, do esporte, da cultura e do lazer.

Nosso Foco: Promoção da Paz através da Educação Social.

Valores e Princípios:

  • Cultura de Paz: Fortalecimento da convivência harmoniosa, com paz, respeito e dignidade entre crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas.
  • Valorização das Pessoas: Relação de diálogo com jovens através do amor e do respeito, visando o protagonismo juvenil de forma saudável e digna.
  • Transformação de Relações: Comprometimento com a construção de relações pautadas na integração, na humildade e na honestidade entre jovens e a sociedade em geral.
  • Dignidade: Atuação com ética, responsabilidade social e respeito pela vida de cada pessoa.
  • Inclusão Social: Motivação das pessoas para o protagonismo social através da assistência social, esporte, cultura, lazer e cursos de capacitação profissional.